quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Distribuição geográfica da água incluindo os conceitos de hidrografia


Distribuição Geografica da agua

Visto pelo lado de fora, o planeta deveria se chamar água.Com algumas "ilhas" de terra firme, cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos vastos oceanos.Os polos e suas vizinhanças estão cobertos pelas águas sólidas das gigantescas geleiras.A pequena quantidade de água restante divide-se entre a atmosfera, o subsolo, os rios e os lagos.
Estimam-se em cerca de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos o volume total de água na Terra.

Onde está a água no planeta?

Todo mundo sabe que o Planeta Terra é formado por muita água, mas...


Ou, ainda, distribuída como podemos ver a seguir:
 Oceanos - 97,50%
Geleiras - 1,979% 
 águas Subterrâneas - 0,514%
Rios e Lagos - 0,006% 
 Atmosfera - 0,001%


HIDROGRAFIA


Definição

A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo portanto rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera. A grande parte da reserva hídrica mundial (mais de 97%) concentra-se em oceanos e mares, com um volume de 1.380.000.000 km³. Já as águas continentais representam pouco mais de 2% da água do planeta, ficando com um volume em torno de 38.000.000 km³.

Hidrografia do Brasil

O Brasil tem um dos maiores complexos hidrográficos do mundo, apresentando rios com grandes extensões, larguras e profundidades. A maioria dos rios brasileiros nasce em regiões pouco elevadas, com exceção do rio Amazonas e de alguns afluentes que nascem na cordilheira dos Andes. O Brasil possui 8% de toda a água doce que está na superfície da Terra. Além disso, a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, também fica no Brasil. Somente o rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos.


Nome: Nathália Marins de Azevedo Nº 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário